segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Molho de Curry

Ingredientes
Serve: 32
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de raiz de gengibre fresca picada
2 colheres (sopa) de alho poró picado ou amassado
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em pó
2 colheres (sopa) de semente-de-coentro em pó
2 colheres (sopa) de cominho em pó
1/4 de colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó
1 colher (chá) de pimenta-caiena
2 tomates
2 pimentas serrano sem sementes (ver nota)
1/2 xícara de coentro fresco
115 g de iogurte natural desnatado batido até ficar homogêneo
700 ml de água
Modo de preparo
Prep: 15 min | Cozimento: 30 min
Esquente o óleo e a manteiga em uma frigideira pequena em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até dourar (de 10 a 15 minutos). (Observação: Este é um passo importante. Se a cebola não estiver bem cozida, o molho ficará com um sabor estranho).
Adicione o gengibre e o alho à cebola e refogue por mais 2 minutos. Bata tudo no processador de alimentos até ficar homogêneo. Não lave o processador.
Coloque a mistura de cebola em uma panela grande. Acrescente a canela, a pimenta-do-reino, o coentro, o cominho, a cúrcuma e a pimenta-malagueta. Cozinhe em fogo baixo até que a mistura engrosse e fique com a consistência de uma pasta.
Bata o tomate, as pimentas serrano e o coentro fresco no processador de alimentos até que fique uma mistura homogênea. Adicione isso à mistura de cebola e mexa bem em fogo baixo para fazer com que a umidade dos tomates e do coentro evapore. Aos poucos, adicione o iogurte, mexendo constantemente para evitar que talhe.
Bata a mistura no processador de alimentos para criar um molho grosso e homogêneo. Devolva-o à panela, adicione a água e ponha para ferver em fogo alto. Cubra a panela e deixe ferver por 3 a 5 minutos. Baixe o fogo e cozinhe até chegar à consistência desejada.
Este molho pode ser servido com carne, legumes ou uma combinação de ambos. Para servir com carnes, adicione a carne de sua escolha pré-cozida e deixe ferver por 5 a 10 minutos no molho antes de servir sobre arroz basmati ou com pão naan.
Para servir com legumes, cozinhe os legumes crus no vapor por 4 a 5 minutos. Em seguida, ferva-os durante 5 a 10 minutos no molho antes de servir.
Nota do editor:
Se você não encontar pimenta serrano,use a dedo-de-moça ou a pimenta mirasol.

Receita enviada por: Govardhana Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário